Festival mostra a força da marca e atrai contratantes de renome do Brasil e exterior
O festival Plantão marcou história pelo segundo ano consecutivo em Fortaleza! Com um recorde de 30 mil pessoas na plateia nos dois dias de evento, 18 artistas subiram ao palco na sexta e sábado, dias 19 e 20 de abril e transformaram o Marina Park em uma imersão na música brasileira com mais de 12 horas de festa em cada dia. Representando a força do público nordestino e os maiores nomes da cena do rap nacional, o Plantão encerra sua segunda edição com shows eletrizantes e uma grande comemoração da força do hip hop, consolidando a marca da 30PRAUM na indústria cultural e no mercado de eventos.
Com apresentações de Matuê, WIU, Teto, Azzy, TZ da Croronel, Kayblack, dentre outros, cada artista levou no primeiro dia de festa a sua essência e estilo, enriquecendo a experiência musical para o público presente.
Entre amigos e entre gerações do rap, Arthurzim, Slipmami, Borges, Yunk Vino com Danzo, Cone Crew, Veigh, Djonga e Derek fizeram do último dia de evento uma verdadeira festa, com seus maiores sucessos e muita vibe boa para o público de Fortaleza, com grandes espetáculos.
Idealizadores do Rock in Rio Lisboa, Turá e Planeta Atlântida assistiram de camarote aos dois dias de evento e avaliaram a importância do festival, fora do eixo rio-sp, idealizado e produzido pela 30PRAUM.
Gustavo Sirotsky, diretor artístico dos festivais Planeta Atlântida e Turá, presenciou os dois dias de festa e comenta a importância da 30PRAUM: “A 30 têm um diferencial da visão 360 grau como gravadora x agenciamento artístico x promotora de shows junto a grandes profissionais do mercado de produção de eventos de grande porte, trazendo a solidez necessária para o festival.”
“Muitas capitais do Brasil tem um festival para chamar de “seu”, como se fosse o festival “oficial” daquela região. E o Plantão dá um passo enorme nessa direção com a 2ª edição do festival em Fortaleza, reforçando suas raízes e a relevância não só do Ceará, mas do Nordeste como um todo na cena musical. Me chamou a atenção em nível de estrutura, palco, bares, facilidade para acessos e transporte”, finaliza o empresário.
Com um investimento de mais de R$5 milhões de reais, o Plantão chegou ao mercado para inovar como uma nova forma de fomentar a cena do rap no Nordeste, com artistas de grande nome e shows de alta qualidade. Compareceram ao evento diversos artistas e influenciadores para celebrar mais uma edição do festival como Xand Avião, Felipe Amorim, Kaleb Capitão, Xamuel, Jé Santiago, Menestrel e Arthurzinho e Valquíria Nascimento, mãe do MC Kevin.
“A edição de 2023 nos mostrou que estávamos certos quando idealizamos o festival. Esse investimento de 5 milhões de reais se dá por consequência das novidades que estamos propondo ao público; vão ser dois dias de festa, mais artistas presentes, e tudo isso requer ainda mais capital. Queremos oferecer a melhor experiência para quem estiver conosco. Nós temos um propósito maior, valorizamos músicos locais e a cultura do nordeste que é berço de grandes artistas, a região também merece um espetáculo de festival e o Plantão chega mais uma vez para fazer de Fortaleza um ponto de encontro para uma imersão na música brasileira”, afirma Clara Mendes, CEO da 30PRAUM.
O Plantão foge aos moldes tradicionais de eventos sendo pensado e executado por artistas locais e profissionais que acreditam no trap nordestino e querem descentralizar a produção de festivais de música concentrada no eixo Rio-SP, mostrando que no Nordeste é possível sim trazer grandes espetáculos e estruturas. O Festival aumenta a força de sua marca e já planeja sua próxima edição, em abril de 2025.
SOBRE O PLANTÃO:
O Plantão surgiu para estimular a cena do rap na região, valorizando artistas locais e fazendo da capital cearense um ponto de encontro para dois dias de imersão na música brasileira. Toda a concepção do projeto foi desenvolvida pela 30PRAUM, pioneira na fomentação do gênero musical no Nordeste, com o intuito de proporcionar um grande festival do segmento para o público local.
Sendo realizado em dois dias neste ano, com 18 apresentações ao todo e oito atrações a mais do que a edição de 2023, o Plantão coroa a sua força como o primeiro festival de rap realizado em Fortaleza e contribui para enriquecer o movimento cultural na cidade, mobilizando fãs de diversos locais do Brasil e também de outros países. Além de também contribuir para a movimentação turística e econômica da capital do Ceará, oprojeto faz parte dos planos de expansão da empresa, que visa entrar cada vez mais na produção de eventos próprios, expandindo sua potência e ideais.
Vale lembrar que a primeira edição do evento, realizada em abril de 2023, contou com mais de 20 mil pessoas presentes e 60 mil telespectadores simultâneos por meio da live realizada no YouTube. A edição marcou também a estreia da 30PRAUM na concepção e realização de festivais de música. Grandes nomes do gênero passaram pelo palco do Marina Park. Além dos três artistas da 30PRAUM – Matuê, Teto e WIU – o line-up dessa estreia contou com a presença de Djonga, Major RD, Marcelo D2, L7nnon, Welisson e Arthurzim e a curadoria do line-up foi realizada pelo Matuê. Além das apresentações, o público teve acesso à área gastronômica e algumas experiências que foram desenvolvidas no espaço do festival.
Sobre a 30PRAUM:
Criada pelo rapper Matuê e pela empresária Clara Mendes, a 30PRAUM é um selo fonográfico e produtora musical cearense. Surgido em 2016 com a missão de inspirar um novo movimento musical no Nordeste e ser polo artístico para o hip-hop da região. Além do fundador Matuê, recordista em números no País, os cantores WIU e Teto, nomes frequentes nos TOP10 dos charts de streaming, também integram o casting da produtora, que sempre teve como objetivo mostrar a força e direcionar os holofotes do gênero, com o intuito de fazer história e construir um império para o hip hop nordestino.
Atendimento à imprensa:
Melina Tavares Comunicação
(11) 3554-6280
Maria Fernanda Moog / mariafernanda@melinatavares.com.br