Projeto inédito no país revoluciona o mercado da música trazendo de volta uma lenda do samba, através de IA, em um álbum repleto de colaborações especiais
Em um projeto inovador que redefine os limites da tecnologia e da arte, a Warner Music Brasil faz uso do potencial da inteligência artificial (IA) para escrever um novo capítulo na história da música brasileira. A gravadora convidou o cantor Yan para embarcar em uma jornada fascinante e dar vida à voz de uma ilustre lenda do samba na canção “A amizade”.
“A sensação que eu carrego é de gratidão por somar em um projeto que homenageia Cleber Augusto. Ele é um dos maiores poetas do samba, um dos maiores cantores que o nosso samba já teve. Eu carrego a bandeira da geração atual que está chegando com muita força, essa é uma prova que o legado dele se mantém muito vivo e firme. Me sinto honrado e feliz em fazer parte deste projeto. Viva, Cleber Augusto!”, reflete Yan.
O novo fenômeno do pagode se destacou com a música “Fica com Deus” com 60 mil vídeos no TikTok, 4.1 milhões de plays no Spotify, milhões de visualizações nas redes e canal com 18 milhões de views no Youtube. Assinou com a Warner Music Brasil e foi indicado ao Prêmio Multishow, na categoria Brasil. O DVD “Pagodyando nas Alturas – Volume 1”, gravado no Morro da Urca/RJ, marca uma nova fase na carreira do cantor carioca que começou a trajetória ainda na adolescência, no universo gospel.
O projeto se chama “Minhas Andanças”, de Cleber Augusto, um dos nomes mais respeitados do samba, conhecido por sua composição, habilidades no violão e por ser ex-integrante do grupo Fundo de Quintal. Com 74 anos, e vivendo há 21 com afonia total após sofrer com um câncer na garganta que levou embora seu instrumento de trabalho, ele se prepara agora para lançar um novo álbum com a ajuda da tecnologia.
A produção do projeto ficou a cargo de Alessandro Cardozo e Tony Vieira, que, sem se limitar apenas aos hits, selecionaram um repertório que atravessa a carreira de Cleber, reunindo artistas de várias gerações para imprimir frescor e autenticidade às composições.
Raissa Francisco assessora de imprensa