Quem é do mundo da música sabe da importância que o público tem na vida do musicista. E eu, como fã que também sou, posso dizer com propriedade o impacto que uma boa estratégia de conexão tem.
Hoje podemos dizer que Bruno Mars sabe como poucos, gerar essa conexão. É mais do que fazer shows incríveis: a linguagem afetiva, conteúdos autênticos que gerem identificação, atenção à cultura nacional, interações, performance, tudo isso faz com que a gente se sinta especial.
Estive em um dos (muitos!) shows aqui em São Paulo e pude constatar a forma carinhosa e íntima com que ele trata os fãs brasileiros, que estão cada vez mais “rendidos” aos seus encantos.
Mas essa história não começou agora. No The Town em 2023, ele já começou a contar o que seria o início de um conto de sucesso. As frases em português, nosso hino nacional (Evidências), cantado a plenos pulmões pelos presentes, o vídeo que foi gravado nas ruas de São Paulo, que aliás, foi usado na abertura dos shows desse ano, foram algumas das estratégias de semeadura que ele fez no coração do fã brasileiro.
E para a turnê atual, ele intensificou essas ações, podendo colher muitos mais frutos. Segundo dados do Spotify, entre setembro de 2023, data em que foi realizado o The Town e outubro de 2024, a média de streamings diários do Bruninho na plataforma aumentou 63% aqui no Brasil. Já o número de ouvintes mensais cresceu 56%.
Desbloqueou o modo “DNA brasileiro” ou não?
É notório que Bruno incorpora elementos da música brasileira, além do imenso respeito que ele demonstra ter pelo nosso povo. Isso faz com que uma conexão emocional genuína se estabeleça, fazendo com que, inclusive, uma fã (eu!) aguarde, das 11h da manhã até às 21h em pé, pelo início do show sem reclamar em com a expectativa lá em cima!
E ele não se comunica apenas em momentos isolados, ou seja, somente nas redes sociais ou nos shows. Tudo é meticulosamente planejado. Antes dos shows, ele faz posts, compartilha coisas engraçadas em português, fazendo com que os seguidores/fãs permaneçam engajados e ansiosos. E nos intervalos entre um show e outro, sobra tempo para curtir a cultura local, seja em um barzinho ou assistindo a uma partida de futebol.
Essa verdadeira lição de marketing reforça para nós, musicistas, uma mensagem que já era dada pelo Rei do Pop, Michael Jackson e que reverbera até hoje: para ser grande, estude os grandes.
Na parte técnica, não há o que se falar: o show tem uma estrutura incrível e a banda (The Hooligans) é totalmente inserida nesse contexto. Cada instrumentista, cada backing vocal tem seu lugar de destaque. É como uma peça de quebra-cabeças que não pode faltar, para que a imagem (show) se apresente.
Em suma, é um show para não se esquecer jamais. Um show para se aprender sobre o que é ser artista e entender que não somos relevantes sozinhos, e sim quando estamos conectados!
Sobre Hellen Sousa: musicista e instrumentista, Hellen é uma artista completa, que circula por todos os estilos musicais, com destaque para o cenário nacional, privilegiando em suas apresentações, homenagear as grandes figuras femininas existentes em nossa música. Nascida no Mato Grosso do Sul, mudou-se para Picos no Piauí com dois anos de idade e hoje, reside em São Paulo, porém, sem deixar de lado suas raízes nordestinas, essenciais em sua formação artística e pessoal.
Agência 2205wv
vivian@agencia2205.com.br
(11) 95951-5552