Em 2025, a Laje da Naza, projeto autoral de Gaby Amarantos, transforma mais uma vez o Círio de Nazaré em um evento inesquecível. Em seu segundo ano, a Laje mostra que veio para ficar, ocupando um espaço maior e ainda mais emblemático. Reafirmando sua essência, celebra a cultura paraense de forma ampla, periférica e potente. Este é um ano-chave de expansão e comunicação, no qual o objetivo é mostrar ao mundo que a Laje é um lugar de encontros, de mistura e de tradições que cruzam o sagrado e o profano.
Para Gaby, o mote deste ano é “a romaria que vem de dentro”, um convite a olhar para os movimentos que nascem no interior do Pará, trazendo a riqueza e a diversidade dos paraenses que se deslocam para a capital durante o Círio. O projeto aposta no protagonismo dos artistas locais, valorizando o “ouro da casa”, ao mesmo tempo em que abre espaço para convidados nacionais conectados a essa manifestação única e plural. Na edição passada, Leona Cavalli, Gretchen e Zeca Camargo marcaram presença.
“A Laje da Naza é sobre as pessoas, sobre os corpos e vozes que carregam a força do Pará. É um espaço onde cabe todo mundo, todas as raças, gêneros e expressões. Essa diversidade não é algo pensado; é algo que nós somos, e é isso que queremos comunicar”, reflete Gaby, que além de idealizadora do projeto, é também sua maior porta-voz.
A semana do Círio de Nazaré 2025 será marcada por uma programação intensa, emocionante e representativa, que terá a participação direta de Gaby Amarantos:
- 10 de outubro, Sexta à noite – Auto do Círio: Gaby será homenageada no cortejo com o tema “Nossa Senhora de Nazaré, ilumina as lutas dos Povos da Amazônia”, realizado pelos jovens da periferia.
- 11 de outubro, Sábado pela manhã – Moto Romaria: celebração que simboliza a força do laço entre o divino e as ruas da cidade.
- Sábado à noite – Transladação e Festa da Chiquita: Gaby participa desse momento histórico da diversidade paraense, quando receberá a Comenda Rock Doido especial “Veado de Ouro”, um dos prêmios mais emblemáticos da festa, símbolo de resistência, orgulho e celebração cultural.
- 12 de outubro, Domingo – Grande Procissão: o ponto alto do Círio, quando milhares de fiéis tomam as ruas de Belém em um ato de fé e devoção. Gaby participa dessa caminhada sagrada, promovendo também a distribuição de água aos romeiros, seguida de um almoço especial na Laje, momento que para os paraenses é tão importante quanto a ceia de Natal. O encontro reunirá sabores regionais, memórias e afetos, conectando quem vive em Belém e quem vem do interior do Estado.
A identidade visual e o conceito da Laje traduzem um Círio periférico, repleto de aparelhagem e de camadas culturais que dialogam com as ruas, os bairros e o coração das pessoas. Como extensão espiritual do projeto Rock Doido, a Laje é a síntese da mistura entre o artístico e o espiritual, entre o simples e o grandioso.
A Laje da Naza é o olhar de Gaby Amarantos enquanto artista e mulher paraense. É sobre as camadas que compõem o Círio: fé, festa, música, afeto e diversidade. O projeto veio para mostrar que tudo isso faz parte de uma das maiores manifestações religiosas e culturais do mundo, com a força e a beleza únicas do Pará.
Telma Cascello | Access Mídia
Assessoria de Imprensa e Comunicação
telma@accessmidia.com.br